Mulheres da Bíblia

        Vamos falar de Diná? Temos muito o que aprender com ela.
        A história de Diná está escrita em Gênesis 34. 
         
    Quem era Diná? Era filha de Lia e Jacó (irmã de José do Egito).      Em Gênesis 33:18, fala da ida de Jacó e sua parentela para uma cidade por nome Siquém, é nesse lugar que a história de Diná começa a ser marcada.  Não é mencionado na bíblia se Diná tinha autorização dos pais para visitar sozinha a cidade de Síquem. Única filha dentre os 12 filhos de Jacó, ela provavelmente ia em busca de amigas.  Diná, por certo, era muito bela, pois quando Síquem (filho de Hamor, que era príncipe daquela terra) a viu; a tomou, a possuiu e assim a humilhou. Mas sua alma se apegou a de Diná, e ele agora estava amando aquela jovem a qual tinha feito tanto mal. Encurtando a história, Hamor (pai de Síquem) saiu para pedir a Jacó consentimento para casar Síquem com Diná, os filhos de Jacó planejando vingança, exigiu que todos os homens daquele lugar fossem circuncidados. E quando chegou ao terceiro dia onde as dores dos homens eram mais fortes, os filhos de Jacó entram inesperadamente na cidade e mata todos os homens daquele lugar.

          Aí você pode pensar, que história terrível, eu não tenho nada o que aprender com ela. Vamos refletir: Diná era uma jovem como nós, cheia de curiosidades, anseios e sonhos, ela nunca imaginou que sua ida aquele lugar resultaria em tanto mal: Diná foi violentada, humilhada, todos os homens da cidade foram assassinados por seus irmãos, Jacó e sua família foram obrigados a fugir, viúvas e crianças foram escravizadas, as chances de Diná conseguir um casamento acabaram e o nome de Deus foi desonrados pelos idólatras.  
    A curiosidade e as amizades de Diná a levou para um caminho tortuoso,“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios”. Efésios 5.15. Não estou lhe dizendo que ter curiosidade é pecado, mas temos que ter cautela,  preste atenção em seus atos precipitados. Não faça nada que possa trazer consequências graves para a sua vida. Ouça os mais experientes, ore e busque a direção de Deus para tudo.Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões” Romanos 6:12.

          Amém! 

Nenhum comentário

Postar um comentário